13/10/2014

O que fazer quando estiver triste

     Oi amores! Eu já tava pensando em fazer esse post há algum tempo, mas como estava tendo várias coisas pra fazer da escola estava sem tempo.
     Pode parecer um pouco idiota, mas são algumas coisas que talvez você não pense na hora de desespero. Quando acontecem coisas que te magoam, ou em algum dia que você simplesmente não está bem, parece que tudo que a gente sabe é reclamar. A gente começa a pensar em tudo de ruim que acontece em nossa vida e conclui precipitadamente que ninguém sofre mais que a gente, que não dá pra suportar, etc e etc...
     Enfim, a verdade é que murmurar só piora as coisas. Antes de tudo você tem que tomar a decisão de levantar, ter coragem e seguir em frente. Colocar aquela música deprê, por exemplo, te derruba mais ainda e você sabe disso. Por que então não faz algo pra mudar a situação?! Por isso trouxe essas dicas, que funcionam comigo!

1. Ore


Eu nem precisava dizer isso, mas, parece que justo o mais importante e necessário, é o que menos fazemos! Tentamos despejar nossas tristezas em coisas que não valem a pena, e nos esquecemos de quem mais se preocupa conosco: Deus. Ele sabe de todas as coisas, mas isso não quer dizer que você não precisa falar. Desabafar com Deus é o melhor remédio, e Ele é nosso melhor amigo. Ele quer nos ouvir, e nos acalmar, mas primeiro nós temos que querer.

2. Leia a Bíblia


Sinceramente, eu não consigo conversar com Deus sem ler a bíblia. Até porque é uma conversa, você fala com o Senhor e Ele fala com você. E para ouvi-lo, basta ler sua Palavra. Orar e ler a bíblia são coisas igualmente importantes e que se completam. E tem mais: a Palavra do Senhor nunca envelhece, ela tem sempre o que a gente precisa ouvir e nunca deixa de ser "atual". O que você precisa é pedir entendimento a Deus. Sem contar que o que não falta nela são histórias de pessoas que passaram por coisas talvez bem piores que o que você passa mas souberam confiar em Deus e venceram.

3. Fale com um amigo


Antes de tudo fale com Deus, pois Ele é o melhor amigo que existe. Mas isso não quer dizer que não precisamos de pessoas ao nosso lado para nos ouvir e aconselhar. Não tenha vergonha ou medo de falar. Amigo de verdade é pra isso. Tem gente que se fecha muito, mas o verdadeiro amigo reconhece quando não estamos bem, não adianta dizer que "não é nada não". Desabafar, mesmo que não resolva o problema, dá um alívio enorme, você tira um peso das costas. Isso é um ombro amigo...

4. Se organize!


Tô falando sério, não me bate (kkkk)! Eu sei que só de ouvir sua mãe mandando você arrumar seu quarto, limpar algo, etc. já bate aquele desânimo... Mas sério, quando você não tá bem e limpa aquela bagunça já ajuda também. Não que seja exatamente uma tarefa super divertida (hehe), mas o resultado te dá uma felicidade enorme... É bom estabelecer metas e cumpri-las, e a satisfação de conseguir deixar tudo em ordem já te anima! Pra tornar a tarefa menos chata, sempre ouço músicas animadas (e danço loucamente como se estivesse no clipe) e quando dou por mim, já tá pronto! Se tiver alguém pra te ajudar é melhor ainda.

5. Abra a caixa de lembranças


... desde que sejam boas, claro. Não vai se afundar mais ainda né?! Rever fotos antigas, da sua infância, objetos especiais, talvez algum brinquedo que você ainda tenha e que te marcou, enfim... Coisas que te façam sorrir. Eu, por exemplo, tenho gravações de quando era criança, que foram convertidas para CD, e quando ouço só me fazem bem... Me fazem refletir quantas coisas boas eu já vivi e ainda posso viver, depende de mim. Vale a pena!


     Espero que tenham gostado do post, e tem mais uma coisa... Nunca se esqueça do sacrifício de Jesus por você, que mesmo não tendo culpa de nada sofreu tudo que tínhamos que sofrer... Então não vem me dizer que seu sofrimento é maior do que todos e que você não merece, porque se fosse assim, Jesus não teria tido tanto amor pra te dar essa oportunidade de viver com Ele. Ele nunca disse que seria fácil, mas sempre garantiu que estaria ao nosso lado nos dando força, e é o que tem feito!

Versículo do Dia: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e Ele tudo fará." (Salmos 37.5)

Que Deus te abençoe!
- Manu.

BLOG   -   FACEBOOK   -   TWITTER   -   INSTAGRAM

2 comentários:

  1. Que post lindo. Adorei o seu jeito delicado de escrever. Parabéns
    www.livinganamericanlife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, normalmente quando estou triste eu escuto musica, mas é sempre bom mudar neh.

    http://www.garotadosuburbio.com/

    ResponderExcluir

Olá, comente se você gostou do post, diga-me sinceramente o que achou dele. Comentários com críticas, desde que sejam construtivas, são muito bem aceitos. Volte sempre, que Deus te abençoe, beijão <3