27/05/2015

Faça o bem.


No post que fiz há uns meses, sobre as 17 coisas que aprendi com 17 anos,  nos números 10, e 11 eu disse sobre  pagar o mal com o bem, que vale a pena e tal.. e que contaria a minha experiência com isso. Então, cá estou eu para compartilhar com vocês!

Então, para vocês entenderem, vou começar do começo e vou tentar não fazer muitos rodeios, já que sou do tipo que vai até a China pra chegar até o Brasil, se é que me entendem.
Quando terminei o ensino fundamental numa escola particular aqui perto de casa, eu fui para uma escola pública também perto de casa. Fiz o 1º ano do ensino médio lá. Mas, não estava satisfeita, por que faltava muitos professores, então, decidi fazer prova para estudar num colégio da Faetec aqui da minha cidade, o João Barcelos Martins. Fiz a prova, e só fui saber que tinha passado depois que havia começado a fazer o 2º ano na escola em que estava. Enfim, passei por reclassificação, tive que repetir o 1º ano do ensino médio, e cheguei na nova escola no dia 1º de abril, e não, não é mentira. Conhecia pouquíssimas pessoas que já estudavam lá, e quando cheguei na minha nova turma, fiz amizade mesmo foi com Pâmela, a minha amiga que ando com ela até hoje na escola.
Cheguei lá, com esse meu jeito toda errada de ser (no bom sentido), de falar com todo mundo e tal. Logo no primeiro dia já falava com todos da minha turma eu acho. Então, lá na minha turma só tinha praticamente meninas, e 2 meninos. Um desses meninos se chamava Phatryck (ou Fatrick para os mais íntimos, hahaha) e ele morava fora da cidade, em São Francisco, e andava com as meninas que também moravam fora da cidade, só que em São João. No começo, quando cheguei, não me recordo de como era a nossa relação e tal, mas me lembro que ainda no começo do primeiro ano, ele implicava muito comigo. No começo, eu só via como uma implicanciazinha de nada, mas depois, começou a ficar mais sério. Tipo, ele fazia de tudo para me dar foras, vivia me ignorando sem motivos. Eu nunca havia feito nada pra ele e ele adorava me dar fora na frente dos outros, no grupo do whatsapp da turma. E, chegou o momento em que eu percebi que ele realmente não gostava de mim, e tipo, por nada. Eu ficava muito, extremamente chateada. Nunca gostei disso, de ficar ignorando e dando fora nos outros, por que não gosto que façam comigo. E também não acho legal. Mas, mesmo com tudo isso, quando ele me pedia algum favor, qualquer que fosse, eu me lembrava das coisas que ele me falava e tal, mas depois pensava "voce tem que pagar o mal, com o bem. Jesus faria isso", então, eu tentava esquecer aquilo de ruim que ele havia me feito e continuava a minha vida. Então, o 1º ano se foi, e lá veio o 2º ano.
No começo do 2º ano, não mudou muita coisa não, mas senti que melhorou. Não foi algo do tipo, que ele virou meu amigão, mas ele parou mais, por que eu havia deixado de ser besta e comecei a responder certos foras desnecessários que ele me dava. Mas, logo deixava isso de lado, e continuava tratando-o bem. No decorrer do ano, ele mesmo começou a perceber o que ele estava fazendo e começou a mudar. Chegou a ir a uns retiros da igreja, e creio que isso o ajudou bastante. Começamos a nos dar melhor um com o outro, nada demais também. Ele diminuiu os foras, e eu continuei tratando ele bem, da mesma forma que sempre tratei. Me lembro que, ele pedia sempre pra eu ir encher a garrafinha dele quando eu ia encher a minha, e teve uma vez que ele havia acabado de me dar um fora eu acho, e eu havia respondido, daí depois eu fui encher a minha garrafinha e perguntei se ele queria que enchesse a dele também. Depois que voltei, vieram e me perguntaram assim: "por que você ainda enche a garrafinha de Phatryck e o trata bem se ele vive te maltratando?", eu respondi: "por que eu não preciso humilhar os outros pra me sentir bem. Não é só por que ele faz comigo que eu tenho que fazer com ele." Daí vieram falando que eu queria ser superior e tal, mas tipo, nada a ver. Eu nunca olhei com esses olhos de tratar bem as pessoas que me tratam mal pra ser superior. Isso é ridículo. Eu fazia isso por que era o certo a se fazer, por mais que muitas vezes me desse vontade de fazer pior com ele.
Então, com o passar do tempo, ele foi mudando a postura dele comigo, me tratando melhor e tal, teve até um dia que depois do almoço, ele chegou na sala e falou: "quem quer escovar meus dentes??" e eu disse: "EU!" HAHAHA, foi  super engraçado eu ter escovado os dentes dele, e ele ainda disse que eu deveria ser dentista por que foi a melhor escovação que ele havia tido! kkkk
Pois bem, teve um dia em que eu havia ficado na escola até a noite por que fazia um curso lá, ele também ficava, por que algumas matérias do técnico ele precisava fazer a noite. Eu estava esperando meu pai me buscar, e nesse meio tempo, eu estava conversando com uma amiga,e nós meio que brigamos. Ela me disse coisas que tipo, me magoaram demais, demais mesmo. E eu, que já não choro por tudo pra não dizer ao contrário, estava sentada no banco sozinha prendendo o choro. Então ele chegou me fazendo uma brincadeira, mas quando viu minha cara, me abraçou e perguntou o que havia acontecido. Eu só sabia chorar, de tão chateada que eu estava. Então, expliquei mais ou menos a situação e ele me ouviu e tentou me ajudar. Fiquei feliz, por que só Deus sabe o quanto eu estava precisando naquele momento. Então, naquele dia ele disse que eu poderia contar com ele sempre, e eu disse a mesma coisa.
Chegou o final do ano, a minha turma decidiu fazer amigo-oculto. Só que de um jeito diferente. A pessoa que eu tirasse, eu deveria fazer uma carta, revelar uma foto minha com ela, ou só dela e dar um chocolate. Se quisesse também poderia dar uma lembrança.
No dia da festinha da sala, imagine quem me tirou???? O próprio, Phatryck! hahaha.
Foi muito engraçado, pois, tirar logo eu?! A carta dele não foi uma carta, e sim um livrinho!



No começo da carta, ele disse que logo que ele chegou, se identificou com as meninas, fez amizade e começou a andar com elas, e tipo, eu meio que cheguei "tarde" para esse processo de apresentação pra ele.
Enfim, eu amei, e vou contar a vocês algumas palavras do que ele escreveu:

"Sinceramente Rebeca, eu te enxergava como uma nojentinha, faladeira e que queria agradar a todos, porém sempre fui teimoso e bastante determinado. Essa determinação me fez te julgar e criar uma antipatia em relação a você. Cara, foi isso, simples e doloroso."
"Eu te maltratava de verdade, falava coisinhas chatas e insignificantes  que só te faziam ficar pra baixo, e eu adorava fazer isso (deve ser algum plano do capiroto)" hahaha
"Rebeca, finalmente você acordou! Começou a se defender ao invés de apenas comemorar (falsamente) com um sorriso de leve a maldade que falava a seu respeito. Mas eu sou sem vergonha na cara e mesmo depois de um ano, eu ainda não tinha mudado a minha forma de te ver."
"Posso dizer sem medo que esse ano (2014) foi cheio de surpresas, ano de muito amadurecimento, um ano de ter a oportunidade de me reconhecer, resumindo, um ano de mudanças."
".. impliquei com você e ainda implico, mas não existe melhor pessoa pra dizer que mudei do que você, comecei a te tratar bem, de vez em quando até fazia um carinho ou outro kkk, deitava no seu colo. Lembra quando escovou meus dentes? Fiquei feliz por dentro por saber que mesmo com tudo que eu fiz para você, você não desistiu de mim e não tomou a tal antipatia pela minha cara."
".. você ao mesmo tempo que me irrita e me deixa louco de antipatia, também me mostrou o que é ter um coração puro e limpo, que se renova a cada briga e busca por meio das diferenças, conciliar, mesmo que sejam mínimas, as aparências."
"Não sabe como está sendo difícil pra mim, mas me perdoe por ter te feito tanto mal, ter gritado algumas vezes contigo, te dado muitos e muitos foras, jogado coisas em você (mesmo que de brincadeira), e te negado muitas coisas que podia ter feito. As vezes foi o meu santo que não bateu com o seu lá no começo, mas a sua coragem de colocar a face na reta e mostrar sua personalidade de uma pessoa boa, que me fez olhar além das primeiras impressões e buscar a Rebeca que minha falta de compreensão esmagou e colocou embaixo das minhas próprias expectativas. Agradeço a Deus por ter me amadurecido e feito eu perceber, antes que fosse tarde demais, a pessoa maravilhosa que tu é."

Acho que exagerei um pouquinho nas 'algumas palavras que ele escreveu' hahaha, mas fiz só pra vocês entenderem melhor toda a história.
Se não fosse Deus na minha vida me dando sabedoria pra agir em relação a isso, talvez eu não teria ganhado essa grande amizade! São pequenas atitudes que tomamos que fazem a diferença. Se eu tivesse criado um certo rancor dele e o tratasse mal, talvez eu até o prejudicaria, por que ele iria ficar com mais raiva de mim, e Deus não se agrada disso.
Muitas vezes a vontade de responder e de pagar com a mesma moeda, pode ser grande, mas a vontade fazer o bem a todos, deve ser maior!
Se pra você é difícil não guardar rancor das pessoas que te fazem algum mal, peça ajuda a Deus. Peça com sinceridade e com o coração aberto a mudanças. Por que se queremos paz, não deve ser só nas guerras, e sim com as pessoas que convivem conosco, mesmo que elas não mereçam.

Versículo do dia: "Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem." {Romanos 12:14}

Acompanhe o blog e a autora pelas redes sociais:


13 comentários:

  1. Aí que linda historia, eu amei. Aconteceu algo parecido comigo,mas em vez de melhorar essa pessoa quebrou meu coração, posso dizer que hoje estou curada,mas não consigo esquecer.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, entendo.. mas que bom que vc está curada! Obrigada pela vistinha, beijão <3

      Excluir
  2. Ai que história fofinhaaa de vocês, bem eu espero pelos próximos capítulos kk' você pode até não entender agora mas... kkk' beijos :*

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Rebequinha, Rebequinha cara, sem palavras para comentar essa postagem.
    No começo me lembrei de uma situação que aconteceu comigo, mas ate chegar ao fim da postagem, vi que foi bem diferente hihi. E apesar da dor já ter passado, as marcas continuam...

    Um vidro quebrado não se cola, e palavras ditas, não voltam =/

    Fico feliz que sua historia terminou feliz, e muito cara, o livrinho ficou divino e a foto de vocês também, haha, queria ver mais kkkkkkk

    Beijos
    BlogSemDrama.blogspot.com
    {Gostei tanto do blog que estou seguindo, pode retribuir?}

    ResponderExcluir
  4. Que história linda. É tão chato ver pessoas que humilham outras pra se sentirem bem, que bom que você não desistiu desse amigo. Beijo

    http://tresazero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie? Tudo bem?
    Eu achei lindo o que você fez, por ele sabe! Quem sabe se você não tivesse tido bom senso e carinho pelo próximo (eu acho uma ato de carinho, quando não pagamos na mesma moeda!) o que poderia ter acontecido. Não é mesmo? Fico feliz que vocês se deram a chance de conhecer, de atravessar barreiras que seriam consideradas impossíveis.
    Também passei por coisa parecida com alguns colegas de turma ano passado, não termino como a sua, mas hoje perdoou todos, mas não consigo ser amiga nem trocar palavras com qualquer um deles. Devo está errada, mais o mau que eles fizeram, foi difícil de reverte, mas Deus me deu forças e sabedoria para perdoar todos, para deixa no passado o que é do passado.
    Eu espero que hoje, vocês dois sejam bons amigos.Pois deveriam, ele se mostrou uma pessoa arrependida e boa e você soube perdoa. Parabéns viu, Parabéns pela sabedoria, pelo blog é tenho certeza da pessoa maravilhosa que você é!
    Beijos. apaixonada estou pelo seu blog ♥
    http://qualejulieta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, muito obrigada! É isso aí, eu entendo. Muitas vezes é difícil, mas Deus nos ajuda a agir da maneira correta se pedirmos orientação!
      Também estou apx pelo seu blog, eu o visitei agora pouco e amei! Um beijo, volte sempre <3

      Excluir
  6. Que lindo! voce é exemplo que podemos ser bons nesse mundo mal, que perece! Podemos ajudar o nosso próximo com o amor do Senhor e ganhar novas amizades ao invés de inimigos. Estou sempre por aqui! Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Espalhar o amor de Deus, sempre. Poxa, muito obrigada por estar sempre por aqui, queria saber quem é! :/, volte sempre! Beijão

      Excluir
  7. Oi, sou a Monique do blog Vida de Sophia.
    Fiz um projeto chamado 12 Cartas. Quando olhei teu blog e me identifiquei muito, então marquei ele no meu projeto lá no meu blog. Espero que goste.
    Beijos! ♥

    http://vida-de-sophia.blogspot.com.br/2015/06/projeto-12-cartas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, muito obrigada! Estou indo lá agora conferir! Beijos

      Excluir
  8. Sabe quando você começa a ler um livro super legal e te prende totalmente???? hahahha me senti assim.. Deus escuta as orações dos seus fieis servos e Ele escutou a sua...parabens por ser essa garota boa de coração... beijos

    http://pripocca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, seiii! Amém, é verdade! Muito obrigada pela visita <3. Beijos

      Excluir

Olá, comente se você gostou do post, diga-me sinceramente o que achou dele. Comentários com críticas, desde que sejam construtivas, são muito bem aceitos. Volte sempre, que Deus te abençoe, beijão <3